
Goiabeiras, antigo distrito de Vitória (ES), tornou-se bairro em decorrência da valorização imobiliária da Praia de Camburi, em meados dos anos 1980. A região, que concentra a área de moradia das famílias cujas mulheres se dedicam, nas horas livres, à confecção manual de panelas de barro, é recortada pelo mangue da Ilha da Limeira.
Em 2010, a população de Goiabeiras era de cerca de 116.272 pessoas (IBGE). As paneleiras estão concentradas em Goiabeiras Velha, onde se sobressai a ideia de permanência, que revela um universo de produção artesanal em dependência dos recursos naturais: a argila, o corante vegetal obtido do mangue e a madeira para a queima das peças a céu aberto.
Em 2002, o ofício das Paneleiras de Goiabeiras foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, inscrito no Livro de Registro dos Saberes. Foi o primeiro bem registrado pelo IPHAN nesse livro, por ser instrumento para a feitura da típica moqueca capixaba e por constituir atividade predominantemente feminina, transmitida de geração em geração. As panelas de barro de Goiabeiras também receberam selo de Indicação Geográfica de Artesanato Brasileiro, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Gostou? Então compartilha!