Skip to content
(21) 38266460
contato@mercadobrasil.art.br
Menu
Menu

Quem somos

Esta vitrine virtual foi criada para que você conheça a diversidade e a qualidade das obras de arte popular/artesanato de tradição produzidas em inúmeras localidades do país por pessoas que mantêm, transmitem, reafirmam, transformam e renovam saberes, práticas e expressões das culturas populares.

Somos o Mercado Brasil de Artesanato de Tradição e Arte Popular, parte integrante do Programa Sala do Artista Popular (SAP), uma iniciativa que, desde 1983, se dedica a realizar exposições temporárias acompanhadas de catálogo etnográfico, resultado de pesquisas de campo que documentam a produção artesanal de cunho tradicional no Brasil. O Espaço Permanente de Comercialização, localizado na sede do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), no Rio de Janeiro, estende as oportunidades de venda das peças ao público mesmo após o encerramento das exposições.

Somos o resultado de uma parceria entre o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e a Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro.

Há duas maneiras de adquirir os objetos que você vê nesta vitrine: 

– no Espaço de Comercialização da SAP, no Rio de Janeiro – Rua do Catete, 179;

– diretamente encomendando aos artistas/artesãos ou suas associações por meio dos contatos que aparecem relacionados a cada um, observando que os números de celular em geral funcionam como WhatsApp, o que facilita bastante para encomendar alguma peça que tenha visto ou mesmo conversar sobre outras peças que eventualmente não estejam aqui.

O Centro Nacional  de Folclore e Cultura Popular

O CNFCP é a única instituição pública federal que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro. Criado em 1958, mantém em sua estrutura o Museu de Folclore Edison Carneiro e a Biblioteca Amadeu Amaral, que comportam um acervo de mais de 17 mil objetos museológicos, 130 mil documentos bibliográficos e cerca de 70 mil documentos audiovisuais.

O CNFCP desenvolve também programas permanentes, como a Sala do Artista Popular, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e o Concurso Sívio Romero de Monografias, entre outros, voltados para a produção de conhecimento e a promoção das culturas populares. 

A Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro

A Acamufec é uma organização da sociedade civil, criada em 1995, com a finalidade de apoiar as atividades científicas, artísticas e culturais do Museu (MFEC) e do órgão ao qual este está imediatamente vinculado, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), hoje no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

A Acamufec busca parcerias com instituições públicas e privadas, com o objetivo de promover, dinamizar e conferir maior visibilidade às ações desenvolvidas pelo MFEC e o CNFCP, além de sugerir e conceber novas formas de atuação na área. Auxilia na preservação e divulgação das coleções museológicas e demais acervos documentais, além de estimular a pesquisa e a difusão no campo do folclore e da cultura popular tradicional, para que grupos sociais específicos tenham, nos saberes de que são portadores, garantias da manutenção de suas identidades sociais e a possibilidade de desenvolvimento autossustentado.