
A Ilha do Ferro é um povoado de cerca de 500 habitantes que pertence ao município de Pão de Açúcar. Recebe o nome de ilha, mas pode ser acessado por meio da estrada de chão batido aberta na década de 1980. A principal forma de entrada e saída da localidade eram as embarcações pelo rio, ainda presentes e recomendáveis no período de chuvas.
Pão de Açúcar localiza-se às margens do rio São Francisco, no sertão alagoano, a cerca de 240 km de Maceió. O município foi fundado em 1854, tem uma população de cerca de 24.534 habitantes e possui um extenso patrimônio cultural, que engloba artesanato, casario colonial, culinária regional e festas populares. Durante o período colonial, a região concentrava engenhos de açúcar e todo o processo de feitura do produto — daí o nome do lugar. Assim como na cidade do Rio de Janeiro, a localidade também possui um monumento do Cristo Redentor, construído em 1950.
A Ilha do Ferro ganhou notoriedade pelas artes populares, especialmente pelo bordado boa-noite e pela escultura em madeira. Conta com o Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, conhecido como Museu da Ilha do Ferro, criado em 2017. A Cooperativa Art Ilha é formada apenas por mulheres, que produzem o bordado boa-noite, originalmente trazido por mulheres europeias que habitaram a região. A técnica incorporou novos temas característicos da natureza, do modo de vida ribeirinho e do sertão.
Gostou? Então compartilha!