O programa
Sala do Artista Popular (SAP) é um programa permanente do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). Criada em 1983, com o objetivo de promover e difundir a arte popular e o artesanato de tradição, a SAP oferece ao público objetos que, por seu significado simbólico, tecnologia de confecção ou matéria-prima empregada, são testemunhos do viver e fazer de artistas e comunidades.
Tudo se inicia com a pesquisa etnográfica e documentação fotográfica, que apresentam o artesão em seu meio sociocultural, e assim, cada mostra, que conta com a edição de um catálogo etnográfico, propicia ao público a oportunidade de adquirir objetos e, principalmente, de entrar em contato com realidades muitas vezes pouco familiares ou desconhecidas. Já foram mais de 200 exposições realizadas, onde os artistas ou coletividades expõem seus trabalhos, estipulando livremente o preço e explicando ao público as técnicas envolvidas na confecção.
O programa SAP mantém ainda um Ponto Comercialização, que oferece àqueles que participaram das exposições um canal permanente de escoamento para sua produção.
Nesta vitrine virtual, você encontra uma seleção inicial entre os artistas/artesãos que seguem produzindo, e aos poucos outros entrarão.